REGINA PARRA

A pintura a partir de imagens fotográficas não é um recuo ou uma fuga diante da fotografia, mas um passo além, uma possibilidade de preencher espaços e chegar a lugares que a fotografia não chega. O que me interessa na imagem fotográfica é o seu vínculo com a realidade, sua concretude. E, embora seja uma imagem aparentemente objetiva, é repleta de lacunas e silêncios. E é justamente nesse espaço (permeável à invenção) que surge a pintura. Tirando proveito daquilo que falta, a pintura sugere aquilo que não era visto na foto.Explorar as lacunas da imagem fotográfica põe em evidência a incerteza, a ambiguidade - campos que me interessam nesta pesquisa. O que busco em minhas pinturas são situações em que as coisas não estão claras e não se pode decidir entre isso ou aquilo. Situações transitórias, híbridas. Esse hibridismo aparece tanto na técnica quanto na temática. Será fotografia ou pintura? As mulheres retratadas gritam por prazer ou por dor? São nuvens no céu ou destroços de uma explosão?


















2 comentários:

Faby disse...

Lindo trabalho Regina!

Fabiana Martins

Unknown disse...

Regina, acabo de conhecer o seu trabalho e tenho de lhe dizer o quão tocante ele é! Confesso que me arrepiou imediatamente... adoro fotografia, ela me emociona, mas a sua arte foi além. Parabéns!
Ana Terra de Grammont